Tem horas que o ritmo do relacionamento faz a gente pedir socorro. Mas será que a terapia pode ajudar nesse sentido? É claro que sim!
Primeiro, é preciso entender a si mesmo e como você se sente nesse relacionamento. O autoconhecimento vai ajudar a entender como você vive tudo isso na sua vida e sua congruência nesse relacionamento.
Carl Rogers trazia muitas reflexões sobre casais e casamento, e em uma delas ele dizia: “[…] é um processo. Uma série de processos em que nos empenhamos e nunca sabemos para onde nos dirigimos. Creio, porém, que se podem definir esses processos. E se pensarmos no casamento em função de uma série de processos que decidimos pôr em movimento – intimidade física, sexual, provavelmente procriação, partilha da responsabilidade econômica, e assim por diante, pondo de certo modo compromissos em paralelo em função do lugar onde vamos viver, e coisas assim – estes serão processos muito bem definidos”. (ROGERS, 1987, p.189).
Muitas vezes, só idealizamos os processos que devemos viver, sem entendermos o que somos e o como somos desse relacionamento. Além, é claro, do que desejamos viver. Sermos congruentes conosco nos ajuda a melhor nos relacionarmos com o outro.
De acordo com Osório (2009), citado por Almeida (2013), em contexto de confiança, indispensável a qualquer terapia, buscam-se desestabilizar os estereótipos criados pelo casal ao longo dos anos. E estimulando-os para que reinventem outras modalidades juntos. É importante ressaltar que a terapia inclui aspectos pedagógicos, nos proporcionando ensinar os casais a se comunicarem melhor, corrigindo mal-entendidos, mas também sendo muito cuidadoso em relação a não impor visões do mundo ou de como supor que eles redirecionem suas vidas, porque somente a eles cabem decidir isso.
Entender a si mesmo também é processo para que você possa respeitar seu espaço e do outro. Quando você cuida mentalmente de si, também ajuda a entender o que é seu e do outro, o que proporciona a abertura da comunicação, ou seja, é quando você se entende, sendo possível melhorar seu relacionamento com outro. A terapia é um espaço para se escutar, se entender, se respeitar e direcionar sua vida para melhor se relacionar com o outro.
Vale ressaltar que a terapia não tem como objetivo salvar ou não relacionamentos, mas fazer que cada pessoa dentro dessa relação seja congruente consigo para ser mais feliz em sua vida. Logo, isso não importa se é dentro ou fora desse relacionamento.
E você como acha que a terapia pode o ajudar em seu relacionamento?
Referências
ALMEIDA, Bruno.Terapia de Família e de Casal na Abordagem Centrada na Pessoa. Disponível em: https://www.psicologiamsn.com/2013/05/terapia-de-familia-e-de-casal-na-abordagem-centrada-na-pessoa.html
Aline Sampaio
Psicóloga direcionada a Abordagem Centrada Pessoa e Jornalista apaixonada pela informaçã
Comments