top of page
Foto do escritorAline Sampaio

E se eu não quiser falar no psicólogo?


psicólogo

Por Aline Sampaio


Há muitas possibilidades do que fazer na terapia. Sim, você não precisa somente falar! Contar problemas e fazer todo aquele formato que tanto se diz por aí sobre a terapia.


A verdade é que, com o passar dos anos, muitas coisas mudaram quando o assunto é terapia. Surgiram novas abordagens, formatos, ideias e tantas outras práticas. Há abordagens como a Ludoterapia, na qual é possível fazer terapia por meio de brincadeiras, como jogos.


E se eu decidir não falar nada na terapia? Ir somente ao consultório para ficar calado diante da agitação do meu dia a dia, é possível? É possível sim!


Aliás, há diversos tipos de silêncio, e todos eles vão dizer algo sobre você, sendo válidos na terapia. Vale ressaltar que seu silêncio, na Abordagem Centrada na Pessoa, nunca será julgado, pois aquele é seu momento, e é você quem ditará a direção que deseja no momento da terapia.


Schütz e Itaqui (2016) salientam que, independentemente do tipo de silêncio, o psicólogo deve aceitar isso do cliente, aceitá-lo incondicionalmente sem julgamentos ou interpretações.


Se eu quiser somente chorar na terapia? Você pode fazer sem medo! Feldmann e Miranda (2002) chamam esse silêncio de movimentado e explicam que ele possui expressão corporal.


“O cliente pode chorar, rir, torcer as mãos, mexer as pernas, os braços, a cabeça, respirar de maneira ofegante, suspirar, andar de um lado para o outro e, por vezes, agredir o psicoterapeuta. Cada um desses movimentos tem um significado e uma mensagem diferente. Para que possamos compreender tais atitudes, temos que observar e seguir as ‘instruções’ que o cliente passa através dos seus movimentos e expressões.” (FELDMANN e MIRANDA apud SCHÜTZ e ITAQUI, 2016)


Você prefere que o terapeuta fale? Você é muito tímido? Tem dificuldade de falar? Saliente isso para seu psicólogo. Avise de sua dificuldade, ele vai lhe ajudar a guiar a sessão da melhor maneira.


É verdade que, várias vezes, queremos falar algo, mas temos dificuldade de formular um pensamento, uma ideia e até frases. Mas não é preciso se preocupar, fale da sua dificuldade, e o psicólogo estará disponível para lhe ajudar prontamente.


Além de todas essas opções que citamos, há quem não fale na terapia por insegurança, especialmente no psicólogo, nesse caso, saliente o motivo para o profissional ou busque outro psicólogo com o qual você se sinta confortável.


Você também não quer falar na terapia? Há algum motivo?


Bibliografia

FELDMANN, C. & MIRANDA, M. L.(2002). Construindo a relação de ajuda. Belo Horizonte: Ed. Crescer.


SCHÜTZ, Daiana Meregalli; ITAQUI, Luciara Gervasio. O silêncio na psicoterapia a luz da abordagem centrada na pessoa. Rev. NUFEN vol.8 no.1 Belém 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-25912016000100006


Aline Sampaio

Psicóloga direcionada a Abordagem Centrada Pessoa e Jornalista apaixonada pela informação.


75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Saiu na mídia

Saiu na mídia

Comments


bottom of page