Essa pergunta tem uma resposta definitiva: você não precisar provar nada a ninguém, a não ser a você mesmo! Psicólogo não é detetive, ele é a pessoa que acredita no que você traz de informações, e confiamos no que você diz.
É importante dizer que, ao ir ao psicólogo, você traz ao profissional o que sente, o que precisa e o que você é. Não estamos no consultório para lhe julgar, lhe interpretar, mas, sim, para lhe receber com o que você entrega.
Na Abordagem Centrada na Pessoa, o nosso principal lema é ser empático e respeitar o cliente acima de qualquer atividade. A sua verdade será a nossa verdade. Se você mentir, não vamos pesquisar no Google se você está certo ou errado, não vamos atrás da sua família para saber se você falou a verdade ou não.
O espaço da terapia é um momento no qual você pode ser você mesmo e pode confiar para falar o que sente. Imagine se você falar algo, e a pessoa esteja sempre desconfiando de você? Essa não é a realidade da sessão de terapia na Abordagem Centrada na Pessoa.
A verdade que desejamos na Abordagem Centrada na Pessoa, além de se sentir em um ambiente confortável, é que você seja ouvido acima de tudo. Carl Rogers tinha uma frase importante sobre isso: “Quando percebem que foram profundamente ouvidas, as pessoas quase sempre ficam com os olhos marejados”. Acho que, na verdade, trata-se de chorar de alegria. É como se estivessem dizendo: "Graças a Deus, alguém me ouviu. Há alguém que sabe o que significa estar na minha própria pele".
A terapia não é um lugar que existe um certo ou errado, mas um lugar que existe você! Estamos aqui para trocar, nos integrar e fazer que você se sinta bem em ser você!
Afinal, como dizia Carl Rogers: “Quanto mais um indivíduo é compreendido e aceito, maior tendência tem para abandonar as falsas defesas que empregou para enfrentar a vida, e para progredir num caminho construtivo”.
Não queremos que se defenda, não queremos descobrir nada do mundo, queremos saber quem é você e que, cada vez mais, você encontre esse caminho que faz seu coração bater forte independente de todos os julgamentos que venham de fora!
Que tal escolher ser você hoje sem se importar com nada? Conte comigo!
Aline Sampaio
Psicóloga direcionada a Abordagem Centrada Pessoa e Jornalista apaixonada pela informação.
Commentaires