Por Aline Sampaio
Chegam as férias, e todo mundo corre do consultório do psicólogo! Sim, quando chega o momento da pausa, queremos esquecer todos os problemas. Mas será que isso é certo? Não existe um certo ou errado, mas existe você!
Para muita gente, a terapia é um momento que as pessoas conseguem ser elas mesmas e encontrar o caminho para transformar a sua vida. Já, para outras, é o momento que lida com os problemas, e as férias são um momento para esquecer tudo, inclusive as dificuldades, e só relaxar.
Mas e se eu quiser tirar férias e ainda fazer terapia? É possível! Afinal, graças à tecnologia, em todos os lugares é possível fazer terapia, basta agendar o horário e ligar o computador para começar a fazer a sessão com o psicólogo.
No entanto, há quem desperte para a terapia depois das férias. Após relaxar, a pessoa começa a refletir sobre a vida e perceber que precisa de terapia.
E se seu psicólogo está de férias? O que fazer quando bate aquela vontade de conversar diante da dificuldade?
Para começar, você pode registrar o que sente, com o intuito de levar à terapia futuramente. Escreva o que sentir vontade, colocando seus sentimentos na volta à terapia. Mas se, ainda assim, isso não tiver lhe ajudando, envie uma mensagem para o seu psicólogo, informe-o da emergência. Com toda certeza, ele vai lhe ajudar.
Aliás, é importante dizer que fugidinha de férias é bastante comum. No período de descanso, muita gente falta sem avisar, desaparece, a atitude pode ter significados diferentes para cada pessoa. Mas você já pensou como seu psicólogo se sente? Sim, afinal a terapia é um caminho relacional. Já disse por aqui que nós, psicólogos, também somos humanos, e nos sentimos frustrados quando isso acontece. Inclusive, em algumas situações, essas faltas podem prejudicar o processo terapêutico.
Em casos de terapia com crianças e adolescentes, por exemplo, a ruptura abrupta pode trazer prejuízos entre o vínculo dos pequenos com o psicólogo.
Seja sempre honesto com o seu psicólogo, tenha certeza de que ele estará disponível para lhe ajudar sempre que necessário.
Vale ressaltar que algumas combinações com o psicólogo podem deixar até as suas férias mais legais, afinal a terapia não é apenas quando você está no consultório, mas é quando você está vivendo!
E aí, você já está preparado para as férias com a terapia?
Aline Sampaio
Psicóloga direcionada a Abordagem Centrada Pessoa e Jornalista apaixonada pela informação.
Comments