Por Aline Sampaio
Muito se fala de terapia atualmente, desde memes até matérias jornalísticas. Mas o que é uma sessão terapêutica? O momento terapêutico é aquele no qual você pode expor tudo que desejar ao psicólogo. Você pode falar, chorar, ficar calado... o importante é encontrar um momento único para seu encontro com você mesmo.
A função da terapia é aliviar dores, motivar escolhas, além de diversas outras funções. Tudo vai depender de sua necessidade. Aliás, na terapia, quem direciona o que é necessário é você!
A função da terapia é emponderar o cliente, para que este possa se desenvolver e encontrar os melhores caminhos para sua vida. Inclusive, o processo terapêutico tem o intuito de ajudar você a se escutar, a colocar para fora tudo aquilo que tem guardado dentro de si, ou seja, é fazer que você se escute em voz alta.
Durante o processo terapêutico, a intenção é que o cliente seja congruente com seus desejos e com o que fala. Pratique aquilo que acredita em sua vida.
O processo terapêutico é feito por meio de encontros com conversas, que duram sempre cerca de 50 minutos. A periodicidade da terapia pode variar conforme a demanda do cliente.
A Abordagem Centrada na Pessoa é a que seguimos na clínica e foi criada por Carl Rogers, psicólogo estadunidense que estudou na Teachers College, da Universidade de Columbia. Essa terapia é um processo empático, no qual o cliente direciona seus objetivos e suas escolhas.
Nessa abordagem, há sempre a priorização do ser humano com escolhas únicas e totalmente pessoais. Não existe certo ou errado, mas a decisão individual de seus caminhos.
A terapia da ACP estimula um melhor relacionamento com o terapeuta, promovendo uma relação transparente e calorosa. Você será aceito pelo que é, e não pelo que desejam que você seja.
Na terapia, você nunca será julgado!
Quem participa desse tipo de terapia é chamado de cliente, pois ele é responsável por sua mudança. Sim, cada um é capaz de encontrar as próprias soluções de sua vida.
Que tal experimentar esse processo e criar formas para empoderar-se de si mesmo? Se despertou o interesse em você e ficou com vontade, entre em contato comigo!
Aline Sampaio
Psicóloga direcionada a Abordagem Centrada Pessoa e Jornalista apaixonada pela informação.
Comments