Por Aline Sampaio
A mentira tem perna curta — e é a pura verdade! Muita gente se pergunta se pode mentir ao psicólogo, e a resposta é que sim. Isso não traz nenhum mal ao psicólogo, apenas a si mesmo.
Segundo o dicionário Oxford, mentir é enganar. No entanto, quando você mente ao psicólogo, por alguma razão pode estar mentindo a si mesmo. É fato que há diferentes motivos para mentir. Tudo de acordo com que você pensa, age ou até mesmo pretende.
Há quem minta por medo de ser visto em algo que não deseja ou até com receio de encontrar algo que o machuque. A mentira pode ter várias vertentes na sessão de terapia.
Mas a pergunta que eu lhe faço é: por que você deseja mentir? Por que deseja se esconder? Ou enganar a si mesmo? O quanto a verdade dói para você?
Na terapia da Abordagem Centrada na Pessoa, não importa o que você fale, tudo será tomado como realidade, pois o ambiente da terapia é seu, e cada pessoa escolhe quem quer ser. Não existe certo ou errado nessa abordagem, mas suas decisões.
Carl Rogers, junto com Marian Kinget, trouxe, em seu livro Psicoterapia e Relações Humanas, um questionamento importante sobre a mentira: “Tal como eu o concebo, o pressuposto da primazia das forças de autonomia e maturidade se aplica à humanidade em seu conjunto — não necessariamente a cada indivíduo. Além disso, e contrariamente a Rogers, julgo que a tendência natural à liberdade-na-responsabilidade não se desenvolve inteiramente de mentira natural, isto é, com a facilidade e atração inerentes àquilo que qualificamos comumente de natural. Não creio que seja suficiente afastar os obstáculos culturais e sociais para que estas tendências se desenvolvam automaticamente.”.
A mentira muitas vezes é uma forma de proteção, e, ao se conhecer, ao se abrir para o processo, ela vai cada vez se afastando de si. Aliás, é importante dizer que, se bem pensar, o cliente mentir não vale a pena na terapia, afinal você está em um lugar seguro, livre de julgamento, portanto, se você falar o que deseja, especialmente sua verdade não terá nenhum problema.
E você anda mentindo por aí? Já mentiu na terapia?
Aline Sampaio
Psicóloga direcionada a Abordagem Centrada Pessoa e Jornalista apaixonada pela informação.
Comments