top of page
Foto do escritorAline Sampaio

Psicólogo é algo caro?

Atualizado: 20 de mar.



Será que cuidar da saúde mental é algo caro? Tudo depende de qual perspectiva você vê. Além disso, há opções muitas boas que cabem no seu bolso.


Já ouvi muito o mito: “psicólogo é algo caro”. Primeiro, pela cobrança por sessão e pacote do mês. Porém, é mais vantajoso do que você imagina. Parece clichê, mas cuidar da saúde mental é cuidar de toda a sua vida. Evitar gastos em lugares errados, com remédios e tantas outras coisas.


Mas vamos falar do palpável, daquilo que mexe diretamente no seu bolso? Hoje, há no mercado psicólogo para todos os bolsos, inclusive para o seu. Há opções para quem pode pagar muito pouco (muito pouco mesmo!) e até para quem pode desembolsar um valor maior.


E qual a diferença entre quem cobra barato e caro? Depende! Há psicólogos que estão começando e sugerem um valor menor, há pessoas com mais experiência, e há profissionais que reservam na agenda um espaço para o atendimento social (como eu!). O atendimento social é um valor de sessão menor para atender pessoas que não tenham condições de pagar um valor integral de terapia.


Mas como saber se o psicólogo cobra esse valor? Eu sempre faço uma entrevista inicial antes de começar um processo terapêutico e converso, inclusive, sobre as possibilidades de qual valor o cliente pode pagar. Sempre peça essa conversa, ela é ideal antes de dar o start, afinal essa é uma forma de você se mostrar, demonstrar suas necessidades e contar o que pode e precisa. Já ajudei muita gente a iniciar o processo terapêutico, sem sofrimento nas finanças e trazendo mais saúde mental.


Aliás, toda negociação nunca é demais. Comunicar as suas dificuldades, inclusive financeiras, faz parte do processo terapêutico. O diálogo de quanto você pode pagar e de quanto você tem a oferecer ao psicólogo também vai lhe ajudar a usufruir melhor aquele espaço.


Imagine o seguinte: você tem um valor todo mês que pode despender, e o atendimento psicológico é acima desse valor, aí todo mês você fica no negativo para fazer a terapia. Isso não é necessário. Negociações sempre são possíveis ou até a indicação da sessão de um psicólogo que caiba no seu valor.


Vale ressaltar que existe uma regra sobre valor de cada sessão de terapia, esse preço é imposto pelo CRP - Conselho Regional de Psicologia. O órgão direciona qual o valor mínimo o psicólogo deve cobrar em cada sessão de terapia, isso fora do atendimento social. Inclusive, o CRP limita e fiscaliza os psicólogos quanto a esse valor. Para saber desses preços, basta clicar nesse link


Pagar o quanto você pode também faz parte do seu bem-estar, por isso acho importante sempre você ser congruente com você e respeitar seus espaços, inclusive financeiros.


E aí, você anda gastando mais e cuidando da saúde mental e financeira?


Aline Sampaio Psicóloga direcionada a Abordagem Centrada Pessoa e Jornalista apaixonada pela informação.



148 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Saiu na mídia

Saiu na mídia

Comments


bottom of page