top of page
Foto do escritorAline Sampaio

Qual psicólogo é perfeito para mim?

Atualizado: 10 de mai. de 2023



psicólogo

Por Aline Sampaio


Escolher um psicólogo não precisa ser um bicho de sete cabeças. Para começar, o mais importante na terapia é o vínculo terapêutico. Esse artifício é a conexão entre você e o psicólogo.


Para que a terapia aconteça com fluidez, é preciso que você se sinta à vontade ao conversar com o psicólogo, sem medo de expor o que sente, sejam vontades, desejos, medos ou qualquer pensamento que passe em sua cabeça.


Se você sentir algum receio ou dificuldade de se abrir durante as sessões de terapia, talvez deva reavaliar se a conexão está acontecendo. É muito comum que, ao não haver o vínculo terapêutico, o cliente não sinta o progresso nem a mudança em sua vida.


O psicólogo perfeito será o que me deixará sempre feliz? Não necessariamente! Nem sempre você sairá contente das sessões de terapia. Frustrar-se faz parte do processo terapêutico e é um meio de você aprender a ter resiliência também.


Como saberei se um psicólogo é perfeito para mim antes de iniciar as sessões de terapia? Isso não é possível! É preciso dar o primeiro passo e sentir a dinâmica no dia a dia entre você e o psicólogo para ver como é trajetória de conexão.


Vale ressaltar que muita gente começa as sessões de terapia com um estranhamento com o psicólogo, e, com o passar do tempo, essa conexão muda. Por isso, é sempre importante também ser honesto com relação a como você se sente com o processo. O profissional precisa entender o que você espera e como desenrola o decurso das sessões de terapia.


A confiança entre cliente e psicólogo também é importante para que um psicólogo seja considerado perfeito para você, ou seja, você precisa perceber que está sendo escutado e que o psicólogo está sendo empático com que se vive. Vale ressaltar que isso vai muito além do sigilo terapêutico, sendo mesmo um sentimento de empatia que lhe deixa confortável para estar naquele lugar durante as sessões de terapia.


Outra coisa importante de dizer: não existem seres humanos perfeitos, e, sim, ideais. Pode ser que, com certeza em algum momento, seu psicólogo falhará, é importante dar o feedback a ele, para que ele entenda como algo durante o processo mexeu com você.


Procura um psicólogo ideal? Que tal conversarmos para entender mais suas dificuldades?

Aline Sampaio

Psicóloga direcionada a Abordagem Centrada Pessoa e Jornalista apaixonada pela informação.

98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Saiu na mídia

Saiu na mídia

コメント


bottom of page