top of page
Foto do escritorAline Sampaio

Quando parar a terapia?



Há pessoas que acreditam que terapia é para sempre. Aliás, esse é um pensamento comum, o que faz que muita gente não entre nessa empreitada.


A verdade é que não existe um tempo limitado para fazer a terapia. Na Abordagem Centrada na Pessoa, a escolha de finalizar o processo é sempre do cliente. Mas quando perceber que é o momento certo? Quando você se sentir confortável com o que foi buscar nas sessões de terapia.


Vale ressaltar que, na Abordagem Centrada na Pessoa, o processo de finalizar a terapia é diferenciado dos demais, visto que, normalmente, a alta é dada pelo psicólogo nas demais abordagens, e na ACP a escolha fica a critério do cliente.


Mesmo sendo escolha do cliente, o desligamento da terapia não é apenas falar: “eu não quero mais”. A finalização do processo terapêutico é feita por passos.


Primeiramente, é preciso estar consciente do motivo que o levou a terapia; logo depois, é necessário compreender se você está bem quanto à queixa apresentada. Relembrar processos e escolhas nesse período também é importante.


É bastante recomendado dialogar o motivo pelo qual deseja finalizar a terapia também. Muita gente tem ansiedade de finalizar o processo por acreditar não ver resultados na terapia ou até mesmo com medo de se aprofundar em assuntos que lhe machucam ainda mais. Inclusive, esses são sintomas essenciais no processo terapêutico.


Sentir-se seguro é superimportante para finalizar o processo terapêutico, especialmente por se tratar de seu processo e de um direcionamento de vida.


Não gostou do psicólogo, por isso deseja parar? Seja honesto com o profissional. Afinal, ele precisa entender o que você não gostou, com o que não se sente bem, para direcionar o feedback necessário.


“Terminei já faz algum tempo, mas não tenho me sentido bem? Posso voltar?”. Você pode voltar quando desejar. O importante é que se sinta confortável para retomar o processo terapêutico.


Não existe um prazo de validade para a terapia, o fundamental sempre é que se sinta bem consigo e com o processo terapêutico.


Você já teve dúvidas quanto a parar a terapia? Conte para mim!


Aline Sampaio

Psicóloga direcionada a Abordagem Centrada Pessoa e Jornalista apaixonada pela informação.







.


73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Saiu na mídia

Saiu na mídia

Comments


bottom of page