Saiu da terapia, e o problema apertou?! Você pode, sim, entrar em contato com psicólogo pelo WhatsApp, telefone, e-mail ou SMS. É importante sempre relatar o motivo da busca por esses canais e o motivo pelo qual está se sentindo aflito naquele instante e por que precisa conversar com o seu psicólogo imediatamente.
É importante também sempre lembrar que esses canais são para emergências, e não devem se tornar habituais. Sim, imagine só, a cada novo insight você chamar o psicólogo avisando de algo que, na verdade, deveria ser abordado e aprofundado na sua sessão de terapia? O resultado dessa insistência pode lhe causar dificuldades, afinal pode não ser tratado com a importância que deveria.
Mas, se eu tiver crises de ansiedades constantes, posso entrar sempre em contato com meu psicólogo pelo WhatsApp quando acontecer? Pode sim! Mas lembre-se sempre de que ele lhe ajudará quando estiver disponível. Caso ele esteja atendendo outro paciente, talvez demore um pouco para lhe retornar. Mas acredite, ele nunca lhe deixará na mão, estará disponível para lhe ajudar.
Inclusive, o aumento da procura fora do consultório pode ser um sintoma para alterar o número de sessões semanais e melhorar o diálogo durante as sessões de terapia. Além disso, é importante dizer que, assim como outros clientes, você sempre terá um horário especial, unicamente seu, no qual poderá falar por 50 minutos sobre o que desejar. Mas vale ressaltar que a quantidade de sessão em um mês, e até por semana, pode variar. Tudo dependerá da sua necessidade e das suas dificuldades.
Sempre que possível, e se desejar, se prepare para as sessões de terapia. Escreva aquilo que lhe incomodou na semana e leve para a sua sessão, a fim de destrinchar tudo o que está relacionado a esse aborrecimento.
Outro ponto importante, lembre-se de que o psicólogo também é um ser humano, com um cotidiano, uma família e todos os seus afazeres. Ele sempre estará disponível a lhe ajudar, mas precisa ter um tempo especial para ele também.
Precisando falar com um psicólogo? Conte comigo!
Aline Sampaio
Psicóloga direcionada a Abordagem Centrada Pessoa e Jornalista apaixonada pela informação.
Comments