top of page
Foto do escritorAline Sampaio

Tenho depressão de domingo e odeio segunda-feira!




Quem nunca sofreu pela segunda-feira chegar? A síndrome da segunda-feira é mais comum do que muita gente pensa!


Quando chega o domingo, muita gente vai sofrendo, fica triste e, quando chega a segunda-feira, fica deprimida. Os motivos para isso são diversos: não gostar de como a vida está, não gostar do emprego, ter sofrido alguma decepção, entre várias outras questões.


Há quem tenha os sintomas físicos, dores na cabeça, na barriga, no estômago, além de desarranjo intestinal, resfriado, taquicardia, tremores, labirintite e outros sintomas. Normalmente, as manifestações se iniciam na noite do domingo.


Já os sintomas psicológicos variam entre angústia, melancolia, ansiedade, pensamentos suicidas, choro, depressão, sofrimento e muitas outras ocorrências.


Diversas pessoas sentem isso por anos a fio, e os sintomas podem decorrer de muitas coisas, inclusive de Burnout. Após chegar ao limite do cansaço, a pessoa se enche de retomar o ciclo de atividades excessivas diárias.


Muitas vezes, a depressão contínua também é um dos motivos. A insatisfação com a vida, com o trabalho, a insegurança de mudar de emprego, o medo de falhar, as pressões da corporação, além de aspectos como assédios, sejam morais ou sexuais, no local de trabalho.


Quase sempre as pessoas se sentem muito felizes na sexta-feira, pois estão se afastando do problema, e desligando-se de tudo, especialmente do que lhes faz mal. A segunda-feira lhes traz de volta a realidade, especialmente a dificuldade.


Para que você possa ter um tempo melhor ao iniciar a semana, é preciso entender o problema, e, para isso, a terapia é a mais indicada. Entender o que está acontecendo, se escutar e direcionar o problema podem ser um bom caminho para mudar isso. Conheça-se melhor para mudar a realidade!


Você tem esse problema? Como o trabalha?


Aline Sampaio

Psicóloga direcionada a Abordagem Centrada Pessoa e Jornalista apaixonada pela informação.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Saiu na mídia

Saiu na mídia

Comments


bottom of page